Passear com Palavras em Passos de Poesias
Um dia, de repente, comecei a recitar versos conforme caminhava e aquilo acalmou minha alma.
Capa Textos Perfil Livro de Visitas Contato
Textos

Carta ao Menininho

Carta ao Menininho - ao meu querido Yudi!

 

Ei filho, como você gosta de games, hein?

À certa medida, é um bom treinamento para percepção e decisão. Por que digo, [...] à certa medida [...] ?

 

Porque temos aí o que em dois sentidos não é bom, a ausência e o excesso.

Todos nesse mundo vivemos uma verdadeira batalha para calibrar os hábitos e comportamentos, que é pela noção de afastar-se da ausência e do excesso. 

 

Ao jogar muito perdemos o controle dos comportamentos, que o levarão para os pecados capitais, que você está aprendendo no catecismo. E é mais ou menos assim:

 

Você não tem formação na virtude cardeal da prudência, coisas assim as escolas acham que é muita bobajada para ensinar e por isso sequer o mínimo ensinam, pois isso lhe daria consciência e saber quando e como agir para um bem, que é por Deus. As escolas afugentaram Deus nem falarão d'Ele porque eles tiraram os Crucifixos das escolas e qualquer menção sobre Ele. Então é um mundo bem diferente que já funciona em quase sua totalidade. E tudo tem um nome bonito para depois distorcê-lo: Estado Laico.

 

Mas vamos lá, sabendo que a Virtude está entre dois Vícios, vamos pegar um vício que está nestas situações dos games (tema mais leve) e que leva a pecados capitais, mas vamos começar: a ira. Veja, ela é um dos vícios cujo o meio-termo é o que você precisa aprender a praticar e ter de cor nos seus hábitos. Mas vamos detalhar uma dosagem de virtudes cardeais para você sair vencedor:

 

1 - Seus pais o chamam para almoçar e você está jogando.

Você com a Prudência sabe que os pais estão chamando e você precisa se alimentar mas vai perder alguns minutos, você precisa agir sem humilhação, porque não é necessário e, de jeito nenhum, com Soberba ao falar com os pais, vai encontrar o meio-termo: a humildade.

 

Humilhação <------------ Humildade -------------------> Soberba 

 

2 - Essa humildade chamará a Fortaleza, que ajudará a você resistir a Ira em parar de jogar ou a Apatia em se achar paralisado frente à situação. Sendo a Mansidão um belíssimo meio-termo!

 

     Apatia <---------------- Mansidão  ------------------------> Ira 

 

Como no nosso momento à noite, todos os dias, na Coroa das Lágrimas:

Por Vossa mansidão divina, ó Jesus manietado, salvai o mundo do erro que o ameaça!

Sem nenhuma comparação conosco, mas ali caminhava o Deus-homem amarrado e humilhado.

Essa mansidão que já será grande para gente sequer se aproxima daquela do Cordeiro de Deus.

 

Em seguida...

 

3 - a sua Prudência chamará a sua Temperança, que é saber dar o tempero correto aos seus prazeres como os games, encontrando a Disciplina:

 

     Desânimo <---------- Disciplina  ------------> Um tipo de Gula Emocional

 

4 - E você pode ter essa Disciplina por meio do chamamento da Justiça:

 

     Desordem <------- Generosidade -------------> Um tipo de Avareza 

 

Veja que se trata de um tipo de Gula emocional pelo prazer e uma Cobiça em ter pontos, matando bonequinhos, semelhante a um tipo de Avareza.

Precisa encontrar alguma generosidade para essa cobiça como depois ensinar a obter a pontuação e ações semelhantes além de mudar de jogo, pegar um livro, coisas que o levarão a não ter este tipo de gula.

 

5 - Para completar, este texto: os Pecados.

Todos estes vícios supracitados são conhecidos, de certa forma, como os pecados capitais. E capital vem de cabeça tal qual uma origem que não combatida leva-nos aos pecados mortais. Por isso as virtudes cardeais, como fundamentais, são as dobradiças da porta que aberta chama as virtudes específicas, os meios-termos, que com os quais devemos dosar nossos comportamentos e hábitos para não chegar a cometer um pecado capital.

 

No nosso exemplo acima, o garoto pode gritar com os pais ao ser chamado apenas para almoçar até o ápice em desonrá-los. Além disso, nos nossos dias, para os jogos, há como comprar pontos, moedas, e assim por diante para continuar a jogar, e se o garoto estiver sem nenhum cuidado na gula emocional e na avareza poderá roubar dinheiro dos pais. E as coisas começam assim.

 

Portanto, Yudi, tennha afinco em ser mestre em dosar as virtudes cardeais para salvar a sua alma e ajudar outros amigos.

 

Do seu pai,

Udo
Enviado por Udo em 30/10/2023
Alterado em 30/10/2023
Comentários