Passear com Palavras em Passos de Poesias
Um dia, de repente, comecei a recitar versos conforme caminhava e aquilo acalmou minha alma.
Capa Textos Perfil Livro de Visitas Contato
Textos

CARTA AOS SANTOS:

SANTO TOMÁS, SUA PSICOLOGIA QUE PRECISA SER DESCOBERTA

 

Querido Santo Tomás, boa tarde.

 

Tive uma surpresa este mês, ao me deparar com o tema Psicologia e tudo iluminar para teu nome. E sei de certo que ao chegar próximo a ti, haverá a verdadeira LUX, porque o que fizeste foi para Ela sempre a maior glória.

 

Tu sabes que em 2019, minha mãe me dera um presente: sua Suma Teológica em Latim e para ajudar convertido em Inglês - Fascinante!!! Mas saibas que me falta engenho e arte, lembrando do bardo lusitano Camões que falava assim, e digo isso porque estou bem aquém para ter fluência no entendimento de sua Opera Magna, mas chegarei lá, nobilíssimo amigo!!! Conseguirei, tenho Fé, porque através dela, sei deveras, que enxergarei a Verdadeira LUX.

E tudo vem daquilo que tu bem sabes pois nos ensinaste a orar: as duplas trevas nas quais nascemos, o pecado e a ignorância.

Vou deixar registrado aqui um link pois este teu trabalho está na internet: https://aquinas.cc/la/en/~ST.I .

 

Escrevi tudo isso acima para dizer que a surpresa teve grande aceite porque já respeito tua obra e isso pode ser a diferença entre mim e outros que simplesmente se desviam de diamantes como quem nada viu...

 

Então, vamos lá... Assisti a um rapaz ontem, Rafael de Abreu, que me encheu os olhos, um psicólogo tomista no Brasil, sendo ele contrário, de forma criteriosa, a toda psicologia moderna.

O vídeo inteiro é um tesouro, mas para o que quero falar contigo, Santo Tomás, é sobre as Virtudes Cardeais, que está neste vídeo comentado por Rafael ⇒ 

https://www.youtube.com/watch?v=oqqvnGNFfq0&t=2100s&ab_channel=LutzPodcast na posição 35:00 do vídeo.

 

Tomás, para eu crescer e ajudar meus filhos ou quem sabe outros, eu preciso trazer em falas e ações a clareza das virtudes acontecendo, estou certo?

Mas de jeito nenhum quero adestrar alguém mas como numa lógica de precondições e conclusões ter iluminado todo o CAMINHO, porque ali é a VERDADE e a conclusão eterna: A VIDA!!! (Jo 14, 6).

Como faço isso sem ser doidão? 

 

Vou lembrar nesta carta, aqueles dizeres de São Paulo em (Rm 7, 15), onde ele enfatiza algo que está bem torto em nós:

15.Em verdade, não entendo o que faço; não faço o (bem) que quero, mas faço o (mal) que não quero.

 

Pela psicologia moderna, não quero ser funcional mas ser um todo, integral e por isso ter de cor e salteado as VIRTUDES CARDEAIS. E muitos precisam saber disso!!!

 

Tomás, é importante que te mostre como entendo este conceito: "Virtudes Cardeais". Bom, sobre "Cardeal" entendo como algo Principal, Fundamental e tendo-o unido ao conceito "Virtude" tornam-se essas Virtudes que agrupam / chamam outras Virtudes, que vem desde Platão e outros pensadores.

Exemplificando: Fortaleza que é uma Virtude Cardeal, ela chama a virtude da Mansidão que vai resistir ao vício, ou pecado capital, da Ira.

 

Em nossos dias, século XXI, seria ter pessoas formadas nestes conceitos com procedimentos para com o dever de agir (A Prudência), ela chamar as outras virtudes cardeais e estas chamarem as virtudes específicas para nossa história aqui na Terra. 

 

Vamos a elas, as virtudes cardeiais:

1 - Prudência 

Para quem viu este vídeo do Rafael, na linguagem tomista, soube que é a rainha das virtudes, e que não conseguimos ter as outras virtudes se não a temos.

Pois se ela é a reta razão aplicada ao agir, e nos é tão óbvio, por que não a aplicamos? Por que não decidimos? Por isso digo sobre essa necessidade tão óbvia em aprender isso. Me ajuda, Tomás? 

 

2 - Fortaleza

Aqui é interessante, porque não se trata de atacar mas resistir, no vídeo Rafael fala da analogia com um Castelo.

Fortaleza para alcançar um bem onde vou resistir para que ele seja alcançado. Veja, o BEM nos faz ter o ato da FORTALEZA.

 

3 - Justiça

E veja a virtude da Justiça, que é fazer o que é justo. Mas vem aí o que deve ser Maior, que é AMAR ao fazer a JUSTIÇA.

Em todas as relações entre os conceitos existentes, vemos alí os termos do que deve ser justo.

Exemplo, se sou pai na minha relação com o(s) filho(s) devo educar, isso é justo, e maior é fazendo isso amando.

 

4 - Temperança

O Tempero bem dosado de modo que não sejamos intemperantes com nada e com ninguém.

Ó modernidade, eu nem aprendi essa palavra, conceito essencial, como isso aconteceu na trajetória de tantas almas, como um tesouro que todos possuem mas lhes são negados na vida?

 

Tomás, 

Vejo isso de modo tão fundamental porque nos ensina a realmente ter métodos para não ofender nossa Majestade (comecei a falar assim depois que me apaixonei pela forma como a Santa Madre Teresa cita Cristo Rei), será que estou doidão? Fiquei apaixonado por uma ideia como essa e as pessoas nem serão tocadas, poderia acontecer isso, Tomás?

 

Pensei:

Se a Prudência é o recto saber, razão e sabedoria sobre o dever de agir, essa virtude cardeal desencadeará a energia para chamar as outras virtudes, onde:

Na Temperança, acertar no tempero dos seus prazeres, aqueles que podem levar à Gula e à Luxúria. A intensidade do que levaria à IRA, entre outras virtudes que são necessárias para este tempero. 

Na Fortaleza, que é o resistir, lidaremos bem com a preguiça, tendo Prontidão firmando-se para à Vontade, eliminado a Preguiça. Vontade no pensamento tomista é a potência rumo ao Bem (por isso, homens de boa-vontade), diferente de Desejo. Continuando, resistir a um momento de briga cuja IRA pode saltar à frente de nossos cuidados, aí usamos a Mansidão.

E na Justiça, podemos lidar com a Avareza e Inveja, nessa primeira ajudar outros com questionamentos para temperar a virtude até critérios justos onde ali vai estar a generosidade e a pessoa deixa de ser avarenta. E na última, a Inveja, lidar com este intervalo entre ser invejoso e ser amoroso, com critério justos iluminar a questão maior: amar o próximo como a si mesmo.

 

Chegando aqui, Tomás, vejo que nenhum pai e mãe, administrador, político, professor, nenhum líder poderia assim se autodenominar sem que tenha demonstrado saber fazer o supracitado a partir de palavras e ações. Lógico, há quem faça isso sem ter sido formado para a liderança. Então é aqui que te peço ajuda, Santo Tomás, referente às duplas trevas que temos, peço-te interceder por mim à Majestade. Porque acredito que deveria surgir um método na ciência para formar as pessoas nessas virtudes.

 

E oro a ti, Santo Tomás... Sancte Tomae, ora pro nobis.

 

Conforme vou tendo mais algo a te perguntar, amigo, farei uso destas cartas.

 

Gratíssimo!!!

Udo
Enviado por Udo em 25/10/2023
Alterado em 27/10/2023
Comentários